Recristalização
CÂMPUS ANÁPOLIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
LUDMILLA RAYANNE SANTOS
AULA 3 : RECRISTALIZAÇÃO
Anápolis-GO
2013
LUDMILLA RAYANNE SANTOS
RECRISTALIZAÇÃO
Relatório Científico apresentado à Prof. Gracielle Oliveira Sabbag Cunha como parte da avaliação da disciplina de Química Orgânica I do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Anápolis.
ANÁPOLIS
2013
RESUMO: A recristalização é um processo eficaz para a separação de substâncias orgânicas sólidas, que esta fundamentada nas diferentes solubilidades. Sendo assim o objetivo foi o de separar o ácido benzoico das raspas de giz utilizando esse processo, denominado de recristalização. Procurou-se escolher o solvente adequado analisando sua solubilidade, entre outros quesitos. Sendo que solubilidade desempenhou um papel essencial, pois segundo a teoria, semelhante dissolve semelhante, e o ácido benzoico somente se solubilizaria em água quente, enquanto o giz não solubilizaria nem em água quente e nem em água fria. A separação ocorreu através de muitas etapas, a dissolução do ácido benzoico em água juntamente com o giz, o aquecimento, que foi realizado em uma chapa aquecedora, para que ocorre-se a solubilização, duas etapas de filtração, sendo estas intercaladas pelo resfriamento, a separação dos cristais e a secagem que ocorreu durante dois dias, todo o processo de resfriamento e de cristalização ocorreu em temperatura ambiente, para que não houvesse mais perdas. Ocorreram-se perdas significativas, devido ao uso do papel filtro errado, que poderiam não ter ocorrido se houvesse utilizado o papel filtro correto, o quantitativo.
1- INTRODUÇÃO
Substâncias sólidas raramente são puras quando obtidas a partir de uma reação. Consequentemente, desde a época dos primeiros alquimistas, as substâncias sólidas