recristalização
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
MÓDULO: VIII
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: DR. JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR
RECRISTALIZAÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO
VALTER OLIVEIRA SOUSA
TERESINA, SETEMBRO DE 2014
RESUMO
Nessa prática misturou-se enxofre e ácido benzóico na proporção de 1:1 em água e em seguida foi aquecido. Observou-se que não aconteceu a dissolução de nenhum dos componentes da mistura em água a temperatura ambiente. Em água quente, aconteceu a dissolução apenas do ácido benzóico. Em seguida, aconteceram as seguintes etapas: filtragem; esfriamento da solução; outra filtragem para a retirada dos cristais e secagem. A purificação do ácido benzóico foi realizada, cujo rendimento foi de 49, 090% do referido ácido.
1. INTRODUÇÃO
A recristalização é usada para purificar os produtos, pois é uma técnica onde o solvente dever dissolver muito bem os compostos apenas em altas temperaturas, e em seguida submeter estar solução a um lento resfriamento. A recristalização promove o crescimento dos cristais e é um processo de equilíbrio que produz um material muito puro. O ácido benzóico é um composto orgânico que tem solubilidade em água de 3,4 g/L a 25º C e 68g/L a 95º C, e isso concretiza que ele tem baixa solubilidade em água e a temperatura ambiente (ZUBRICK, 2005).
Grande parte das substâncias sólidas é solúvel em ao menos um líquido. E muitas delas também se dissolvem em um numero grande de solventes disponíveis. Alguns com mais facilidade e outros não. O coeficiente de solubilidade é a maneira que se encontrou para mensurar a solubilidade dos compostos e poder comparar com outros compostos, e em outras temperaturas. Graças a diferença de solubilidade é que existem várias técnicas de separação de substancias e a recristalização é uma delas. Dito isto, a recristalização