Recristalização
Este trabalho teve como objectivo a recristalização de ácido benzóico a fim de o purificar. Para isso foi necessário a escolha de um solvente adequado, que era outro dos objectivos desta experiência.
INTRODUÇÃO:
O princípio que rege a recristalização é o de que a quantidade de soluto que pode ser dissolvido num solvente aumenta com a temperatura. A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos, que são sólidos à temperatura ambiente. Este método consiste em dissolver o sólido num solvente quente procedendo em seguida a um arrefecimento rápido. A temperaturas mais baixas, o sólido dissolvido tem menor solubilidade, o que leva à formação de cristais. Quanto maior for a diferença entre a solubilidade do soluto no solvente quente e a solubilidade no solvente frio melhor é a cristalização.
Quando o arrefecimento ocorre rapidamente, as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. Assim, quanto mais lenta for a recristalização, mais puro é o composto.
A propriedade de uma substância orgânica sólida que é mais frequentemente usada como critério de pureza é o ponto de fusão. O ponto de fusão de uma substância corresponde ao intervalo de temperatura em que a fase sólida se transforma na líquida.
Em geral, pode-se dizer que um composto puro tem um ponto de fusão bem definido, enquanto uma substância impura tem o ponto de fusão indefinido e, portanto, funde-se lenta e gradualmente numa faixa de vários graus.
Um dos factores mais importantes de uma recristalização é a escolha do solvente. Para esse efeito, deve ser escolhido um solvente que dissolva mal a frio mas bem a quente. (mais propriedades de um bom solvente vão ser abordadas mais à frente na discussão, visto que esse é um dos pontos a abordar).
MATERIAL E REAGENTES
Material:
Tubos de ensaio;
Balança analítica;
Placa de aquecimento;
Erlenmeyers;
Gobelés;
Funil de Buchner;
Mangueira;
Papel de filtro;
Vareta de vidro;