hgjgh hjbmk

2262 palavras 10 páginas
Relatório da Actividade Laboratorial de Química
2009/2010

1

ACTIVIDADE LABORATORIAL
2.1 – Ácido ou base: uma classificação de alguns materiais. Factores que afectam o pH de uma água

OBJECTIVO
Classificar uma solução aquosa como ácida, neutra ou alcalina a partir da medição do pH ou do uso de indicadores. Verificar a influência da temperatura no pH da água.

INTRODUÇÃO
O pH é o potencial de Hidrogénio, é uma função logarítmica da concentração do ião hidrogénio. Sendo que quanto maior dor a concentração de iões H+, menor será o pH da solução. Os indicadores podem apresentar-se segundo dois grandes tipos, os indicadores universais e os indicadores ácido-base. Sendo que os indicadores universais são aqueles que nos permitem concluir acerca do valor de pH de uma determinada solução. No entanto, os indicadores ácido-base permitem-nos apenas classificar a solução como ácida ou alcalina, não sendo possível atribuir um valor numérico ao pH da solução.
O carácter químico de uma solução pode ser avaliado qualitativamente através do uso de indicadores ácido-base. Estes indicadores quando adicionados à solução aquosa adquirem uma cor que depende do pH da mesma. Este fenómeno acontece devido ao facto de os indicadores de pH se ligarem aos iões H+ ou OH-.
Cada indicador apresenta ainda uma zona de viragem. Entenda-se por zona de viragem os valores de pH nos quais nenhuma das formas do indicador predomina em relação à outra e portanto não é possível fazer uma avaliação rigorosa da cor. Este intervalo pode variar ligeiramente dependendo da concentração do indicador e da temperatura a que se processa a determinação do pH. Existem vários tipos de

indicadores como o alaranjado de metilo, o verde de bromocresol, o vermelho de metilo, tornesol, azul de bromotimol e a fenolftaleína.
Estes podem ainda aparecer em forma de solução ou impregnados em papel.
É importante seleccionar os indicadores de pH em função da sua zona de

Relacionados