Extração de solventes reativos
CÂMPUS ANÁPOLIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
LUDMILLA RAYANNE SANTOS
AULA 3 : EXTRAÇÃO COM SOLVENTES REATIVOS
Anápolis-GO
2013
LUDMILLA RAYANNE SANTOS
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES REATIVOS
Relatório Científico apresentado à Prof. Gracielle Oliveira Sabbag Cunha como parte da avaliação da disciplina de Química Orgânica I do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Anápolis.
ANÁPOLIS
2013
RESUMO:
1 - INTRODUÇÃO
2 – OBJETIVOS Separar os componentes de uma mistura de compostos orgânicos através da extração com solventes quimicamente ativos.
3 – MATERIAIS E REAGENTES
Funil de Separação
Béquer de 150 mL
Erlenmeyer de 125 mL
Suporte Universal
Proveta de 50 mL
Anel com garra para funil de separação
Funil Simples
Papel filtro
Balança semi-analitica
Espátulas
HCl concentrado
Solução de NaHCO3 10%
Éter etílico
Ácido benzoico
Naftaleno
NaCl
Bastão de vidro
Água destilada gelada
4 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1 – Pesou-se 1,0104 g de ácido benzoico e 1,0029 g de naftaleno em um béquer de 150 mL. 2 – Adicionou-se cerca de 30 mL de éter etílico para dissolver a mistura. 3 – Transferiu-se esta mistura com cuidado para um funil de separação e lavou-se o béquer com cerca de 5 mL de éter. 4 – Adicionou-se ao funil de separação 10 mL de uma solução de NaHCO3 10%, agitou-se com cuidado e quando a efervescência cessou arrolhou-se firmemente e misturou-se as camadas rodando e agitando delicadamente. Liberou-se a pressão com cuidado, abriu-se a torneira do funil com a posição invertida. Repetiu-se a operação inúmeras vezes até que não houvesse mais efervescência da mistura.
5 – Deixou-se a mistura em repouso para permitir que as