Extração por solventes reativos
Salvador, Bahia
2014.
Ana Carolina Silva Santos e Fernanda Guimarães Valença
Extração com solventes reativos
Trabalho solicitado pela professora Valeria Riatto para a avaliação parcial da disciplina QUIA17- Química Orgânica Prática.
Salvador, Bahia.
2014.
Resultados e Discussão
Em um funil de separação de 125 mL, adaptada a um suporte universal por meio de uma argola, adicionamos 10 mL de uma mistura contendo: ácido benzoico, naftaleno, p-nitroanilina, B-naftol dissolvidos em tolueno.
Primeiramente, adicionamos 7 mL de solução aquosa de ácido clorídrico 10%, agitamos e em seguida deixamos em repouso. Recolhemos num béquer (nº1) a camada aquosa inferior. Repetimos o procedimento. Depois fizemos o mesmo com água. Recolhemos a camada de lavagem num béquer marcado: “água de lavagem”.
Segue a reação:
À fase orgânica remanescente no funil de separação, adicionamos 7 mL da solução aquosa de bicarbonato de sódio a 10% e procedemos como anteriormente. Recolhemos num béquer (nº2) a camada aquosa inferior. Repetimos o procedimento. Depois fizemos o mesmo com água. Recolhemos a camada de lavagem no béquer marcado: “água de lavagem”.
Seguem as reações:
Com o sentido direto da reação favorecido.
Com o sentido inverso da reação sendo favorecido.
À fase orgânica remanescente no funil de separação, adicionamos 7 mL da solução aquosa de hidróxido de sódio a 10% e procedemos como anteriormente. Recolhemos num béquer (nº3) a camada aquosa inferior. Repetimos o procedimento. Depois fizemos o mesmo com água. Recolhemos a camada de lavagem no béquer marcado: “água de lavagem”.
Seguem as reações:
Com