RELATORIO
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DISCIPLINA:
MACO I
PROFESSOR:
BERNARDO
Nome Juscelino Sales Pimentel Nº Matrícula: 201010250899 .
COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA AGREGADO MIÚDO
1. OBJETIVO
Este ensaio tem como objetivo determinar a composição granulométrica do agregado miúdo para argamassa e concreto. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. A finalidade primordial dos estudos granulométricos é encontrar a composição granulométrica que dê a maior compacidade possível, requerendo boa pasta de aglomerante, acarretando economia e aumento da resistência dos concretos e argamassas. As especificações fixam limites de granulométrica entre os quais deve estar compreendida a composição granulométrica de um agregado a ser empregado em concreto.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Através dos resultados da composição granulométrica pode-se classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho extraindo valores que auxiliarão nos estudos das argamassas e dosagem do concreto, tais como a determinação do Módulo de Finura que indicará possíveis variações de superfície nos agregados, e da Dimensão Máxima Característica que permitirá selecionar o agregado miúdo adequando segundo as necessidades das peças a serem concretadas.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Areia seca em estufa
Peneiras de: (0,15;0,3;0,6;1,18;2,36;4,75;6,3)mm
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Formar duas amostras para o ensaio de acordo com a NM27, usa a massa determinada pelo professor em laboratório, secar as amostras de ensaio em estufa, esfriar a temperatura ambiente e determinar suas massas (m1 e m2), depois encaixar as peneiras limpas em ordem crescente da base para o topo, incluir o fundo também e agitar as mesmas com agregado