Recreação
O turismo apresenta-se como um produto característico de uma sociedade de consumo que se destaca sob diversos aspectos, como o sociológico, ambiental e econômico. Este último, configurando-se como o mais notório. A utilização dos bens e serviços ofertados pelo turismo incrementa a economia local onde o homem é sujeito, autor e agente desta atividade.
Andrade (2000, p. 38) observa o turismo como:
[...] um complexo de atividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento.
A vida atribulada da sociedade atual instiga os indivíduos a necessidade de fugir do cotidiano, seja ela em pequenos passeios durante os fins de semana ou longas viagens durante as férias. O resultado é percebido através do movimento diário de milhares de pessoas às diversas partes do mundo buscando atingir e superar seus desejos, desfrutando de momentos de lazer
(KRIPENDORFF, 2001).
A possibilidade de buscar tudo isso foi resultado de uma grande conquista social alcançada através da sociedade industrial, que passou a ter acesso a salários maiores, cargas horárias reduzidas de trabalho e consequentemente, maior tempo livre. Aliados também à tecnologia, facilitando esse processo de deslocamento que permite a circulação de informações, divisas e, principalmente, o reconhecimento do lazer como uma necessidade do ser humano.
Ao ser humano, apresentam-se várias necessidades que precisam ser supridas ao longo da vida para seu pleno desenvolvimento, bem estar, usufruto de seus direitos como cidadão, como moradia digna, emprego, tratamento da saúde, transporte, segurança, dentre outros. A sociedade demorou a notar que o lazer é uma necessidade menos palpável, porém de grande importância e apontamentos sobre essa questão constam, inclusive, na nossa Constituição, como direitos individuais e sociais (CAMARGO,