Recreação
Introdução
A educação traz com ela muitos desafios a serem trabalhados. Quando se pensa em educação imagina o ser em sua totalidade, gestos e preferências.
Os educadores almejam alunos que queiram mais aprendizagem, porém isso não acontece, já que o que encontramos são alunos desestimulados para executar algumas atividades escolares inclusive nas aulas de educação física.
Nas escolas percebe-se a preocupação em ensinar todo o conteúdo proposto, imaginando assim que quanto mais conhecimento transmitir ao aluno, mais ele irá se desenvolver, mas sabemos que isso não é verdade , já que os alunos só assimilam as coisas quando fazem sentidos a eles.
As crianças por serem naturalmente lúdicas, ao praticar atividades recreativas explorando a si mesma e o ambiente ao seu redor, expande suas emoções organizando assim a relação ao seu redor.
As atividades físicas das moderadas as mais agitadas são comuns no cotidiano das crianças e na educação física escolar. Essas atividades podem ser decisivas no processo de formação do desenvolvimento e aprendizagem infantil. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico 1. Ela precisa do brincar para crescer, precisa do jogo como equilibração para o mundo 2.
Os gestos lúdicos encontrados nas atividades recreativas permitem a criança a capacidade de se adaptar a novos desafios, aumentando sua integração física e social, melhora de valores éticos e morais, desbloqueando sua timidez, além de descobrir suas habilidades através da ludicidade, aumentando com isso sua capacidade mental de raciocínio. O brincar implica uma dimensão evolutiva. Crianças de diferentes idades, com características específicas tem formas diferentes de brincar 3.”
Constatou–se na sociedade uma mudança no estilo de vida cultural das crianças dentro de seu cotidiano e como consequência vem diminuindo as práticas de atividades físicas e lúdicas que ocorriam com mais frequência antigamente, e como resultado vem