recreaçao
Dumazedier (2001) afirma que lazer é um conjunto de ocupações ás quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
O lazer, portanto, opõe-se a obrigações. Segundo Dumazedier (2001, p.52), “não subsiste qualquer dúvida de serem classificadas como opostas ao lazer”, as atividades seguintes:
- O trabalho profissional;
- O trabalho suplementar ou trabalho de complementação;
- Os trabalhos domésticos (arrumação da casa, a parte diretamente utilitária da criação de animais destinados à alimentação, da bricolagem e da jardinagem).Atividades de manutenção (as refeições, os cuidados higiênicos como corpo, o sono).As atividades rituais ou ligadas ao cerimonial, resultantes de uma obrigação familiar, social ou espiritual (visitas oficiais, aniversários, reuniões políticas, ofícios religiosos).As atividades ligadas aos estudos interessados (círculos e cursos preparatórios de um exame escolar ou profissional).
Segundo Dumazedier (2001), o lazer se exerce no tempo à margem das obrigações sociais. Esse tempo varia de acordo com a forma e intensidade de engajamento do indivíduo nas obrigações. Assim temos: · Tempo liberado-tempo que resta após o cumprimento das obrigações profissionais;
· Tempo livre-tempo que resta após todo o tipo de obrigações;
· Tempo não cupado-tempo daqueles que não têm ocupações profissionais. Por outro lado, o lazer possui um conjunto de propriedades e características, as quais preencherão uma série de funções. Quando nem todas as características estão presentes, acontece aquilo que Dumazedier (2001) chamou de similazer, ou seja, uma atividade mista onde o lazer se mistura a uma obrigação institucional. Isso