Reconto do Livro Robinson Crusoé
Robinson Crusoé era um jovem de 19 anos quando surgiu-lhe a vontade de ser marinheiro.Ele era o filho mais novo de 5 irmãos, sendo três homens e duas mulheres.O seu primeiro irmão, o mais velho morreu na guerra. O segundo sumiu no mundo. Restando somente ele e suas duas irmãs e ele sendo o último homem, seus pais eram contra esse seu desejo pois tinham medo de perder o último filho homem.Ele saiu de sua cidadezinha chamada York contra a vontade dos pais e partiu em direção a Londres, em busca de seu sonho. Lá ele fez vários amigos, entre esses amigos, o filho do capitão de um navio muito conhecido. Esse filho do dono do navio,convenceu-lhe a embarcar com eles em uma viagem até a áfrica do norte.
Ele embarcou más quando haviam se afastado 30 km da costa, começou a ventar muito, com ondas de até 2 metros de altura, as quais quase naufragaram o navio.Robinson pensou que aquilo fosse uma tempestade, mas o filho do capitão lhe disse que ele ainda não havia visto nada e que aquilo era só uma tempestade de ventos.Eles viajaram por dias e dias, e quando estavam se aproximando da costa da áfrica do sul, o navio naufragou, más ninguém morreu pois eles fugiram nos botes de emergência.
O capitão deste navio o pai do até então amigo de Robinson, era um homem admirável, a pessoa que segundo Robinson foi a melhor que ele até então havia conhecido. Más durante o tempo que eles ficaram ancorados na África, esse capitão morreu e Robinson sentiu muito a sua morte.
O melhor amigo do capitão acabou se tornando o capitão e como Robinson havia ganhado muito dinheiro na primeira viagem, acabou embarcando em uma segunda. Más nessa segunda viagem, eles não tiveram a mesma sorte, pois foram perseguidos por navios piratas, que os prenderam, os levaram de volta para a África e os fizeram de escravos.Seis anos depois, Robinson conseguiu fugir, pois a canoa em que ele trabalhava pescando estava cheia de comida, pois seu superior ia sair para passear nela