Literatura Infantil Brasileira: História e histórias de Regina Zilberman e Marisa Lajolo.
Pós-Graduação Lato Sensu
Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: Leitura e Ensino.
Duque de Caxias, 22 de outubro de 2011.
Professora: Cintia Barreto.
Disciplina: “A literatura infantil e juvenil no Brasil”.
Aluna: Hyla de Oliveira Carvalho
Campus: Caxias
Artigo acadêmico sobre o livro:
Literatura Infantil Brasileira: História e histórias de Regina Zilberman e Marisa Lajolo.
Embasado teoricamente pelo livro Literatura Infantil Brasileira: História e histórias de Regina Zilberman e Marisa Lajolo, este artigo visa refletir sobre a trajetória da literatura infantil, oriunda dos contos europeus até a literatura infantil brasileira, suas influências, autores de expressão e contemporaneidade.
Segundo as autoras, a literatura infantil brasileira surge tardiamente (dentro do aspecto cronológico desta linha de literatura) através do contato com os livros trazidos na época da colonização portuguesa, por volta do século XIX, quando o acervo de literatura infantil na Europa já esta consolidada, enquanto produção literária significativa, voltada para o público burguês e capitalista. Autores como Charles Perrault, irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, entre outros, contribuíram grandemente na difusão deste tipo de literatura voltada para o público infantil. Neste período, o acesso a essas obras (a maioria em seu idioma original, ou traduzidas para o português de Portugal) ficavam restritos a uma pequena elite.
O texto aponta que a circulação destas obras literárias eram extremamente restritas, já que na época não havia tipografias, além de pouquíssimas livrarias e só haver bibliotecas privadas.
Este panorama só começa a mudar com a chegada de D. João IV e da corte imperial o que acarretou na incentivação da instrução pública no nível de primeiras letras e a instalação da Imprensa Régia, aumentando, assim, o acesso aos livros.
A literatura infantil brasileira começou a traçar a busca por uma identidade nacional, ao perceber que os textos