Literatura infantil brasileira: história e histórias
1 CREDENCIAS DO AUTOR
Marisa Lajolo nasceu em São Paulo, mas foi criada em Santos. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado em doutorado. Além disso, fez pós-doutorado na Brown University. Atualmente é professora da universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas atuais linhas de estudo e pesquisa voltam-se para a Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nas áreas de história da leitura, literatura infantil e/ou juvenil e Monteiro Lobato. Suas principais obras são: Literatura infantil brasileira: Histórias e Histórias; Literatura: leitores e leitura; Como e por que ler o Romance Brasileiro; Descobrindo a Literatura; Antologia de Poesias: Poesia Romântica Brasileira.
Regina Zilberman nasceu em 1948 em Porto Alegre, formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez doutorado em Romanística na Universidade de Heidelberg, fez seu pós-doutorado no Center for Portuguese & Brazilian Studies da Brown University. Trabalhou na Pontifícia Universidade Católica de RGS (PUCRS) como professora de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. Ela é considerada uma das maiores especialista em literatura infanto-juvenil, com mais de 20 livros publicados e premiados na área pedagógica e educacional, dentre eles estão: As Pedras e o Arco: Fontes Primárias, Teoria e História da Literatura; Estética da Recepção; Como e por que Ler a Literatura Infantil Brasileira; A literatura infantil na escola; Fim do Livro, fim dos leitores; Leitura em crise na escola: as alternativas do professor; Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias.
2 RESUMO DO TEXTO
Lajolo & Zilberman (2009), no capítulo 6 do livro Literatura infantil brasileira: história e histórias discutem sobre o aumento significativo de livros infantis publicados no Brasil a partir da década de 60 e a renovação desses