Literatura infantil Brasileira: história & histórias / Marisa Lajolo, Regina Zilberman
Literatura infantil Brasileira: história & histórias / Marisa Lajolo, Regina Zilberman
Roda de Leitura
Vamos por meio deste texto compartilhar com vocês o que dialogaríamos em sala de aula. Nosso livro aborda a trajetória do desabrochar da Literatura Nacional, em cada inicio dos sete capítulos do livro, as autoras ilustram o assunto que discorrem utilizando uma citação, que tem relação direta com o momento histórico ao qual se referem. Dessa forma seguindo a mesma lógica de organização empregada pelas autoras, iremos estruturar o assunto de cada um dos capítulos, mostrando suas citações iniciais e discorrendo brevemente sobre o que cada um desses aborda.
Capitulo 1. Era uma vez um livro ...
O historiador e o agente histórico escolhem, partem e recortam, porque uma história verdadeiramente total os confrontaria com o caos. (...) Na medida em que a história aspira a significação, ela se condena a escolher regiões, épocas, grupos de homens e indivíduos nestes grupos, e faze-los aparecer, como figuras descontínuas, num contínuo, bom, apenas, para servir de pano de fundo. (...) A história não é, pois, nunca a história, mas a história –para. Parcial mesmo quando se proíbe de o ser, ela continua a fazer parte de um todo, o que é ainda uma forma de parcialidade. CLAUDE LÉVI-STRAUS*
Nesse sentido, as autoras nos revelam no primeiro capítulo, a importância de realizar um balanço histórico e reflexões em termos de literatura infantil brasileira: é economicamente relevante para as indústrias editorias e integra currículos universitários. A fim de uma maior visão histórica a respeito da literatura infantil, as autoras nos mostram que irão abordar literatura infantil e não-infantil na medida em que ambas compartilham a natureza de produção simbólica que faz da linguagem sua matéria-prima e, dos livros, seu veículo preferencial.
Capitulo 2. Escrever para crianças e fazer literatura.
Traduzir uma parte na outra parte – que é uma questão de