Reconstrução de mama
RECONSTRUÇÃO DE MAMA
Trabalho referente à disciplina de Anatomia Humana ministrada pela professora Sônia Pabst no Curso de Graduação Tecnológica Estética e Cosmética - Campus Praça Onze. Turma: 3003. Alunos: Glaucia Fernandes- 201007036559. Luciana de Oliveira-201007048581.
Rio de Janeiro,
2010.2
Reconstrução de Mama
Reconstrução Mamária
A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que devolve o volume e o contorno da mama a mulher submetida à mastectomia, às vezes complementado pela reconstrução da aréola. Para a mulher, a mama é um órgão carregado de simbologia afetiva. O medo da perda deste símbolo pela mastectomia projeta a fantasia de outras perdas como: a feminilidade, a identidade feminina, a sexualidade; elementos fundamentais para o bem estar psicológico da mulher.
Desde 1985 utilizam-se técnicas cirúrgicas que minimizam o dano estético e visam o aperfeiçoamento da cirurgia reparadora da mama. Além disso, o tratamento para o câncer de mama foi complementado com várias formas de terapias sistêmicas, de acordo com a idade da paciente e o estágio da doença; todos procurando tornar o tratamento mais humano e efetivo.
Reconstrução de mama no tratamento conservador do câncer de mama
O tratamento conservador do câncer de mama difere do tratamento radical (mastectomia) no que diz respeito a manutenção do tecido mamário, com isto, ganha-se em qualidade de vida e de reconstrução. Porém sua indicação dependerá da possibilidade de se realizar um tratamento adequado do ponto de vista do tratamento do câncer e isto quem irá decidir será o mastologista.
Esta modalidade inclui desde uma biópsia da lesão até uma quadrantectomia. Podendo também sua reconstrução variar de técnicas simples até técnicas mais complexas como no tratamento radical do câncer (mastectomia).