Enfermagem
Nesse trabalho vamos conhecer um pouco mais sobre os carcinomas e sarcomas e como ele pode afetar a vida de muitas pessoas, desde a forma estrutural ate a forma emocional e como as famílias dessas pessoas são afetadas com essas doenças. Seus tratamentos por muitas vezes longo e desgastante para a pessoa em si e seus familiares.
Capitulo 01
Sarcomas
Um sarcoma é um cancro (câncer/ neoplasia) que atinge as células da mesoderme, em contraste com os cânceres mais comuns, que atinge a parte mais superficial ou interna do tecido. Pode atingir ossos, cartilagem, gordura, músculos, vasos sanguíneos, ou tecidos moles. O termo advém do termo grego e significa ”crescimento carnoso”. São os tipos de câncer que mais fazem metástase e, portanto os mais perigosos e difíceis de serem tratados.
Diagnostico
Pacientes com sarcoma, no entanto, geralmente não se sente doentes e podem ter poucas ou nenhumas dores e, portanto, não consideram o fato de que essa massa pode representar uma doença muito mortal. Isso leva muitos a só procurar ajuda medica depois de que o sarcoma esteja em um grau muito avançado e perigoso. Só costuma doer se for em uma área muito desconfortável ou sensível. O diagnostico varia com o tipo de sarcoma mas pode ser feito por tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio x, PET Scan ou por biopsia.
Nomenclatura
Alem de ser nomeados com base no tecido de origem ou de seu descobridor, os sarcomas são também atribuído um grau ( baixo, médio e auto) com base na presença e frequência de certas características celulares e subcelulares associadas com o comportamento biológico maligno.
Tratamento
Sarcoma de baixa gravidade é geralmente tratado cirurgicamente, sem necessariamente precisar de radioterapia e quimioterapias, mas elas possam ser usadas dependendo do caso. Sarcomas de grau intermediários e auto grau são mais frequentes tratados com