Trabalho Cancer
CÂNCER DE MAMA
GABRIELA COLOMBO DA SILVA
SCS, 2015
INSTITUTO PAULISTA DE ENFERMAGEM
CÂNCER DE MAMA
Este trabalho destina-se à matéria de oncologia. Profª Luciana Chuvauski
“A alegria é o tônico da vida. Ser feliz e radiante reabastece as células destruidoras do câncer e do pessimismo.”
Sumário
Introdução:
A mama é constituída por estruturas produtoras de leite (lóbulos), ductos - que são pequenos canais que ligam os lóbulos ao mamilo -, gordura, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
Vasos linfáticos são semelhantes aos vasos sanguíneos, só que em vez de sangue, transportam linfa, um líquido que contém células do sistema de defesa, gordura e proteínas. Ao longo dos vasos linfáticos há pequenos órgãos em forma de feijões, ou gânglios, ou nódulos linfáticos, ou ainda linfonodos, que armazenam glóbulos brancos chamados linfócitos.
A maioria dos vasos linfáticos da mama leva a gânglios linfáticos situados nas axilas, denominados nódulos ou gânglios axilares. Se as células cancerosas atingirem esses gânglios, a probabilidade de que a doença se espalhe para outros órgãos é maior.
A maioria dos cânceres de mama começa nos ductos (carcinomas ductais), alguns têm início nos lóbulos (carcinoma lobular) e os demais nos outros tecidos.
O câncer de mama é o mais incidente nas mulheres, atrás apenas dos casos de câncer de pele não melanoma. Para 2015 a estimativa é de 57.120 novos casos.
O que é câncer de mama?
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta