Central do brasil
O filme conta a historia de um menimo,Josué que representa a região do nordeste,onde perde sua mãe em um acidente após terem deixado um carta com Dora, uma profesora aposentada,sem valores,semetica,que pensava apenas em sua sobrevivencia aproveitando-se da ingenuidade das pssoas que acreditavam que ela escrevia e enviavam suas cartas. depois da morte de sua mãe Josué fica abodonado . Dora e Josué acabaram se conhecendo e após um período inicial rejeicão um elo de amizade e mesmo contragosto,Dora acaba levando o menino e envolvendo-se com ele,levando para o interior do nordeste a procura de seu pai.Josué um menino de 9 anos mostra valores ensinados por sua mãe e mostra a Dora a importância desses valores despertando sua consciência.
O filme mostra a desigualdade social,onde o se inicia na estação de trens situada no suburbio do Rio de Janeiro mostrando claramente a copetição pelo mercado de trabalho,tula pela sobrevivência,violencia,analfabetismo,execução de menores ,inpunidades,corrupção ,trafico,assalto,suborno e desemprego.mostrando a realidade do Brasil no século xx,caracterizando pricipalmenteas condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido.a massa de migrante nordestina que desde o inicio doséculo,abondona o sertão em busca de melhore oportunidade.obsevando que as principais necessidades de informações ouvidas através das cartas 90% são relatos verídicoseram necessidade de receber e enviar notícias patilhar conquistas e expressar sentimentos e emoções,palavras doces amargas,siceras,simplese verdadeiras,uma espécie de confissionario público um depósito de intimidade e desejos.
Conclusão Central do Brasil é um filme que se presta ao exame do fenômeno do trauma psíquico e de seus desdobramentos por um vértice psicanalítico. As duas figuras centrais do filme - Dora e Josué - são vítimas de situações traumáticas, ambas relacionadas com a ausência do pai, cada uma a seu modo. Ainda que