RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
POLO RECIFE CURSO SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA FUNDAMENTOS METODOLÓGICO , HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL II
Ana Cristina da Silva Oliveira RA: 404049 Giseli Gomes de Lima RA: 402261 Fátima Rodrigues Guedes RA: 404019 Valência Conceição Silva Silveira RA: 402147 Vânia Conceição da Silva RA: 402146 Tutor a Distância: Maria Aparecida dos santos. Recife, Abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado a partir da literatura, discussões e reflexões sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social, buscamos elaborar uma síntese sobre as perspectivas críticas sociológicas em relação a formação do Serviço Social.
Procurando identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e marcas vinculadas a Igreja Católica e os movimentos delas decorrentes, adotando como instrumento de analise e foque marxista.
Movimentos estes que foram de suma importância para a Ruptura com os conceitos da igreja católica, visando melhorar a vida do ser humano, deixando de ser apenas assistencialismo.
Os documentos de Araxá e Teresópolis tiveram uma grande contribuição para o Serviço Social, assim como também os Encontros Regionais mesmo não sendo tão forte quanto os das cidades acima citadas, mas contribuíram para novos questionamentos.
O Serviço Social ao longo dos anos passou por diversas mudanças, como podemos observar e analisar em busca da melhoria contínua, reconhecimento, direitos. Mesmo