Reclamação Oi
Um relatório deve ser redigido de forma impessoal, no tempo verbal passado, e deve indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho, todas as observações, conclusões e críticas.
Assim, num relatório de uma prática experimental deverão constar as seguintes partes:
Capa: Uma capa do relatório deve conter as informações necessárias para o leitor saber:
- Local onde foi realizado o experimento: nome da universidade, nome do departamento ou instituto, nome do laboratório;
- Nome e código da unidade curricular pela qual está sendo realizado o experimento, identificação da turma e nome do professor responsável;
- Título do experimento: deve explicitar o assunto da experiência realizada.
- Identificação do(s) operador(es): nome do aluno ou dos alunos autores do relatório;
- Data da realização do experimento.
Corpo do relatório: o conteúdo do relatório deve ser organizado, de modo que o leitor possa acompanhar, de maneira lógica, a finalidade do experimento. Desta forma, a proposta é que o relatório seja organizado da seguinte maneira:
1) Introdução: deve conter um resumo teórico do assunto sobre o qual se realizou a experiência, abordando conceitos e métodos utilizados durante o experimento.
2) Objetivos: deve explicitar, de forma direta e no espaço de um parágrafo, o que efetivamente será feito no experimento.
3) Metodologia Experimental: a metodologia experimental deve conter informações que permitam ao leitor, por exemplo, reproduzir este experimento. Esta seção deve ser redigida no seguinte formato:
Usando duas sub-seções para distribuir o conteúdo, ou seja, uma seção listando e enumerando os materiais utilizados (reagentes, vidraria, equipamentos) e a outra seção contendo os métodos empregados durante os experimentos (Ex: descrição de uma filtração, do preparo de uma solução, etc).
4) Resultados e Discussão: Nesta seção, os resultados obtidos vão sendo apresentados, na