doenças do trabalho
(Lesão por Esforço Repetitivo), e as lesões traumáticas.
Muitas vezes as patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do que se chama de estresse ocupacional. “Ele é ocasionado por vários fatores, como ter de cumprir metas abusivas, por exemplo. Há muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporativos, e a pressão que se forma leva às alterações.”, considera o psiquiatra Duílio Antero de Camargo.
Veja algumas das doenças psicológicas mais comuns ocasionadas por problemas no trabalho:
1° Lugar - Depressão
É o transtorno mental mais comum no mercado de trabalho, em determinados anos, responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental. De cada 4 pessoas que apresentam a doença, três são mulheres, e a doença aparece especialmente nas fases da vida em que estão emocionalmente fragilizadas, como na gravidez ou na chegada da menopausa; professoras são vítimas frequentes desse distúrbio.
2° Lugar - Ansiedade
Vendedores que precisam cumprir metas quase impossíveis; executivos que tomam decisões vitais para a companhia; policiais, bombeiros e seguranças, que correm risco iminente de morte; profissionais da saúde, cuja responsabilidade é salvar vidas. O distúrbio adquire várias facetas, como a Síndrome do Pânico, e pode estar associada a transtornos de estresse pós-traumático.
3° Lugar - Vícios
Atividades monótonas e repetitivas funcionam como gatilho para o consumo de álcool, nicotina e de outras substâncias psicoativas viciantes. Também recorrem a elas profissionais que precisam lidar com aspectos indesejáveis do cotidiano, como os coveiros e os lixeiros.
4° Lugar - Síndrome de Burnout
É a completa exaustão emocional e esgotamento profissional. Acomete pessoas perfeccionistas, que