Reciclagem de pilhas e baterias
O Papa-Pilhas é um programa do Santander que recolhe e recicla pilhas, baterias portáteis, celulares, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos portáteis que caibam em nossos coletores. Os postos de coleta instalados nas agências e prédios administrativos do Banco estão à disposição de toda a sociedade.
Com o programa, queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do assunto e contribuir com a adequada destinação desses materiais, cujos resíduos tóxicos trazem riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos, que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e à biodiversidade.
Desde que foi criado, em 2006, mais de 760 toneladas de materiais foram recolhidas e recicladas pelo programa. O Santander é responsável pelo processo de coleta, transporte e reciclagem.
Todo o material coletado é enviado para a cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde passa por uma triagem. Nesse processo, as pilhas são separadas por marca e encaminhadas para a reciclagem, que é feita pela empresa Suzaquim, na cidade de Suzano. Já os aparelhos celulares passam por um processo de descaracterização, pelo qual são destruídos e triturados. Esses resíduos são encaminhados para a reciclagem, que é feita por uma empresa especializada, a Umicore, localizada na Bélgica.
Saiba mais
Para falar com a equipe do Papa-Pilhas contate: papa.pilhas@santander.com.br.
Conheça também nossas ações de Gestão de Recursos Naturais e Resíduos, Governança Climática e as soluções para Construção Sustentável.
Entenda um pouco mais sobre o mercado de pilhas e