Reciclagem de pilhas e baterias
1 - INTRODUÇÃO
Trabalho de conclusão de curso desenvolvido sobre riscos no manuseio do processo de reciclagem de pilhas e baterias mais especificamente como referência uma grande empresa em nosso País de Indústrias Químicas - empresa localizada em Suzano (SP), encontra-se licenciada pela CETESB para reprocessar pilhas e baterias a empresa é Certificada ISO
14.001 e ISO 9.001, também tem licenças do Bombeiro, IBAMA, Policia Federal, Exercito, e programas de ação como PPRA, PCMSO e Etc.
Todos estes documentos estão à disposição para consulta dos originais em nossa empresa bem como, certidões FEDERAIS, ESTADUAIS, MUNICIPAIS etc. A empresa é formada por grupo de 60 colaboradores diretos e 09 indiretos, sendo desses 18 brigadistas distribuídos em diversos setores da empresa, o grau de risco conforme a NR 4 é classificada como grau de risco 3, a CIPA é formada por 2 representantes de direção e 2 funcionários, a empresa não possui o próprio SESMT devido a classificação e número de funcionários conforme NR 4.
13
1.1 - DEFINIÇÕES DE PILHAS E BATERIAS
A pilha é uma miniusina portátil que transforma energia química em energia elétrica.
Atua como uma bomba de elétrons, removendo-os de um polo positivo (anodo) e empurrando-os para um polo negativo (catodo). A reação química que consome/libera elétrons no interior da célula, é denominada reação de oxidação-redução. Enquanto está ocorrendo à reação, há um fluxo constante de íons, com obtenção de uma corrente elétrica.
A bateria, nada mais é, do que um conjunto de pilhas interligadas convenientemente, composta por catodos e anodos múltiplos.
As pilhas e baterias podem se apresentar de várias formas (cilíndricas, retangulares, botões), conforme a finalidade a que se destinam. São classificadas de acordo com seus sistemas químicos. Além disso, podem ser divididas em primárias e secundárias, sendo esta última recarregável. Para que isto aconteça, uma corrente elétrica, oriunda de uma fonte