Reciclagem de Nutrientes
Caminho Energético - fluxo de energia ou materiais.
Fonte de Energia - energia que acompanha cada recurso usado pelo ecossistema, como o sol, o vento, as marés, as ondas nas praias, a chuva, as sementes trazidas pelo vento e pelas aves.
Caixa - símbolo para definir os limites de um sistema, subsistema, etc. Produtor - unidade que faz produtos a partir de energia e materiais primários, como árvores, colheitas ou fazendas.
Consumidor - unidade que utiliza os produtos fabricados pelos produtores, como insetos, gado, microrganismos, seres humanos e cidades.
Interação - processo que combina diferentes tipos de fluxo de energia e de materiais.
Depósito - é um lugar onde a energia se armazena. Ex: recursos como biomassa florestal, solo, matéria orgânica, água subterrânea, areia, nutrientes, etc.
Sumidouro de Calor - energia dispersa e que não pode ser reutilizada, como a energia solar não aproveitada durante a fotossíntese, e o calor que sai pelo metabolismo animal. Estas dispersões estão associadas a depósitos, interações, produtores, consumidores, e símbolos de interrupção.
A figura mostra um sistema completo de formas simplificadas, a caixa(2) marca os limites do ecossistema de restinga, apenas a fonte de energia, nesse caso representada pelo sol(1), e o sumidouro de calor(5) estão fora desses limites, porque o produtor é abastecido de uma fonte externa ao sistema, e no sumidouro de calor a energia dispersa não pode ser reutilizada.
O símbolo(3.1) representa a interação de fotossíntese realizada pelo produtor(3) que são as plantas do parque, fornecendo nutrientes como glicose para a biomassa das plantas(3.2), que continua o ciclo onde os consumidores (4) realizam a interação de alimentação e digestão(4.1), para a biomassa de grilos encontrados durante a trilha. E os nutrientes liberados pelos consumidores através da decomposição e liberação de excretas são reciclados, voltando ao processo de produção da planta, expressando assim a conexão