relatorio aula pratica
OBJETIVOS
Quantificar as perdas de água por evaporação e transpiração.
Fundamento
A quantidade de água perdida por um solo sem vegetação e com plantas é diferente. Por outro lado, quebrando-se a continuidade dos capilares do solo, as perdas de água por evaporação diminuem.
MATERIAL E MÉTODOS
A aula prática foi conduzida no laboratório de biologia, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (CCA/UFSCar), no campus de Araras. Assim, três vasos com a mesma quantia de terra foram preparados e pesados, para que ficassem exatamente com o mesmo peso. Em um dos vasos foram plantadas quatro sementes de milho (Zea mays). O segundo vaso foi escarificado. O terceiro vaso, o controle, nada foi plantado nem escarificado. Os três vasos foram regados até atingirem o mesmo peso (Figura 1, 2 e 3). Os vasos foram dispostos na janela do laboratório, de modo a receberem luz, mas sem exposição ao sol.
Figura 1.Peso do Vaso Figura 2. Peso do Vaso Figura 3. Peso do Vaso com
Controle Escarificado Milho
Durante seis dias (15, 16, 17, 18, 19 e 22 de setembro), após a preparação dos vasos, diariamente, durante uma semana, os vasos foram pesados e regados novamente, até que as plântulas do milho apresentassem folhas secundárias (Figura 4). Este seria o indicativo do último dia de pesagem, onde o vaso escarificado, seria novamente perfurado.
Os pesos dos vasos, diariamente diminuíram o que é explicado pela perda de água na evaporação e transpiração
Figura 4. Plântula com folhas secundárias Figura 5.Folhas com gutação
RESULTADOS
Com a realização das pesagens diárias dos três vasos para verificação da perda de água em casa tipo de sistema, como