O texto argumentativo
1. Primeiras palavras
Como você já sabe, o texto argumentativo é aquele cujo objetivo é convencer o interlocutor de um determinado ponto de vista. Para relembrar, veja os dois minitextos argumentativos abaixo:
Texto 1
Filho, você deveria cursar Engenharia, e não Letras. Professores, além de ganharem mal, não gozam de prestígio na sociedade.
Texto 2
As Olimpíadas de 2016 serão um desastre para o Rio: a corrupção atingirá níveis estratosféricos e o legado para a cidade será um conjunto de “elefantes brancos”. Além disso, a experiência prova que os Jogos não aumentam significativamenteo afluxo de turistas às cidades-sede.
2. Elementos da argumentação
Toda argumentação é fruto de uma polêmica. Ao ver o seu professor entrar na sala, não faz sentido argumentar que “ele tem dois olhos”, simplesmente porque isso não é uma questão controversa – e, portanto, não exige uma tomada de posição. Por outro lado, você pode querer defender que “ele tem olhos bonitos”.
Neste caso, entramos nos terreno da argumentação, já que outras pessoas talvez discordem de você – o que o obrigará a justifi car sua opinião. Em um texto argumentativo, o ponto de vista defendido pelo argumentador é chamado de TESE, e os elementos apresentados no intuito de justificar e fundamentar a tese são chamados de ARGUMENTOS.
Em resumo, os elementos fundamentais da argumentação são dois: a TESE e os ARGUMENTOS.
TESE: é a opinião defendida pelo argumentador.
ARGUMENTO: é a fundamentação da tese, ou seja, as razões ou justificativas evocadas com o objetivo de demonstrar a validade da tese.
3. Vozes da argumentação
Produzir um texto argumentativo equivale a inserir-se em um debate, em uma disputa de opiniões confl itantes. Assim, ao argumentarmos A FAVOR de uma determinada opinião, estamos também, ao mesmo tempo, argumentando CONTRA todas as possíveis opiniões contrárias. Em um texto argumentativo, portanto, o enunciador não apenas DEFENDE o seu próprio ponto de