Reboque de agrotoxicos
A Fazenda Califórnia, fundada em meados de 1930 tendo como principal atividade a produção de café especial, tem como foco a cafeicultura certificada, e que para isso ocorra vem ao longo dos anos melhorando seu processo na extração do café.
Buscando novas tecnologias em máquinas, insumos, melhorias em instalações, visando melhorar e certificar sua qualidade implantou o selo UTZ Kapeh, um programa de âmbito mundial, que estabelece um padrão para a produção e fornecimento responsável do café.
UTZ Kapeh, cujo nome significa “CAFÉ BOM” na linguagem maia da América Central, fornece a certeza da segurança e da qualidade social e ambiental na produção de café, exigida pelos consumidores mundiais. A Fazenda Califórnia encontra-se em fase de adequação de seu sistema de gestão ao protocolo da Rede de Agricultura Sustentável, com o intuito de pleitear em 2012 a certificação Rainforest Alliance.
A Rede de Agricultura Sustentável (RAS) promove a responsabilidade socioambiental de atividades agrícolas através de projetos e da certificação da Agricultura Sustentável. Sua missão é integrar agricultura produtiva, conservação da biodiversidade e desenvolvimento humano. Ela é responsável por elaborar as normas para a agricultura, priorizando cultivos de grande impacto socioambiental. A RAS é uma coalizão de organizações conservacionistas independentes que promove a sustentabilidade social e ambiental da produção agrícola por meio do desenvolvimento de normas. A Secretaria da Rede de Agricultura Sustentável coordena o desenvolvimento de normas e políticas relacionadas da RAS em escritório de San José, Costa Rica. O Organismo de Certificação assegura áreas que cumprem as normas da RAS. As propriedades agrícolas que cumprem os critérios da RAS recebem o selo de aprovação Rainforest Alliance Certified. Dessa forma, um plano de manejo ambiental foi elaborado para nortear suas ações para que a propriedade cumpra integralmente a Legislação Ambiental brasileira.
Em