Reações e Grandezas químicas ( Pressão, temperatura)
Reações Químicas
As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Algumas reações são evidentes, uma vez que, claramente, após o processo, as propriedades das substâncias obtidas são nitidamente diferentes das propriedades das substâncias de partida. Vários são os indicativos da ocorrência de uma reação química: mudanças de cor, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, liberação de gases ou formação de sólidos onde antes não havia etc. Pode-se dizer que a tentativa de entender, explicar e controlar as reações químicas são o principal objeto da Química e, na verdade, bem antes mesmo da existência da Química, o Homem tentava entender essas transformações. Hoje, ao contrário dos antigos, temos à disposição a teoria atômica, uma teoria poderosa, que explica a estrutura da matéria. Será, pois, baseados nela, que vamos discutir por que e como ocorrem as reações químicas.
GRANDEZAS QUÍMICAS
Grandeza pode ser definida como tudo aquilo que pode ser medido, por exemplo: ü Tempo → segundos, minutos, horas, dias, etc. ü Volume → litros, metros cúbicos, mililitros, etc. ü Massa → gramas, toneladas, quilogramas, etc.
A medida de uma grandeza é feita em comparação com uma grandeza padrão convenientemente escolhida. Desta forma, a medida de massa de um corpo é feita comparando-se a massa de um determinado corpo com a massa de um padrão adequadamente selecionado.
Dependendo da quantidade de matéria utilizamos uma determinada grandeza para medir a sua massa, por exemplo: Grandezas químicas estão relacionadas com massa, volume, número de átomos, número de moléculas, número de íons e, principalmente, quantidades expressas em mols. Dois importantes químicos estabelecerão leis que explicam e detalham essas relações.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais necessários
· Água com gás (evite abrir o frasco antes de iniciar o experimento);
· Água sem gás;
· Espátula;
· Erlenmeuer;
· CaO (Óxido de Cálcio.