Termoqu Mica
Trabalho de Química
Nome: Victor Hugo Cyrillo Rodrigues Souza N°: 38 3°A
Professora: Andréia Química
São Paulo, 13 de junho de 2012
Termoquímica
A termoquímica é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
O calor das reações químicas Em toda transformação química existe uma mudança no calor das substâncias envolvidas, que é o calor das reações quimicas. Este calor se tem quando as moléculas deixam de existir para a formação de novas moléculas. Essas transformações são divididas em duas; as que liberam calor (transformações exotérmicas) e as transformações que absorvem calor (transformações endotérmicas).
Entalpia Entalpia, por vezes referida como entalpia absoluta, é uma grandeza física definida no âmbito da termodinâmica clássica de forma que esta meça a máxima energia de um sistema termodinâmico, teoricamente passível de ser deste removida na forma de calor. É particularmente útil na compreensão e descrição de processos isobáricos: à pressão constante as variações de entalpia encontram-se diretamente associadas às energias recebidas pelo sistema na forma de calor, estas facilmente mensuráveis em calorímetros. Medir a entalpia é uma tarefa muito dificil, onde o que se faz na realidade é medir a sua variação (▲H) quando um sistema sofre uma transformação química. Sendo assim, o ▲H é a quantidade de calor que se pode medir à pressão constante, em uma transformação química:
▲H = Hf – Hi
Onde:
Hf = entalpia final
Hi = entalpia