Termoquimica
No trabalho realizado irei explicar um pouco sobre a termoquímica, que estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes. E também demonstrar as reações endotérmicas e exotérmicas, dando exemplos de como isso acontece no seu cotidiano.
TERMOQUIMICA
A termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
Uma reação química é aquela em que uma ou mais substâncias reagem (sendo, portanto, chamadas de reagentes) para produzir uma ou mais novas substâncias (chamadas de produtos). Isto pode ocorrer com liberação ou absorção de energia térmica.
A Termoquímica estuda essa liberação ou absorção de energia que ocorrem nas reações químicas.
REAÇÕES EXOTÉRMICAS E ENDOTÉRMICAS
A energia liberada nas reações químicas está presente em várias atividades da nossa vida diária. A termoquímica ocupa-se do estudo quantitativo das variações térmicas que acompanham as reações químicas. Essas reações são de dois tipos:
REAÇÕES EXOTÉRMICAS: as que liberam calor para o meio ambiente.
Reagentes → Produtos + calor liberado
Exemplos
combustão (queima) do gás butano, C4H10
C4H10(g) + 13/2 O2(g) => 4 CO2(g) + 5H20(g) + calor combustão do etanol, C2H60:
C2H60(l) + 3O2(g) => 2 CO2(g) + 3 H2O(g) + calor
REAÇÕES ENDOTÉRMICAS: para ocorrerem retiram calor do meio ambiente.