Reações químicas
As reações químicas só acontecem com a presença de pelo menos um reagente para obtenção de um ou mais produtos. As reações podem ser classificadas de várias maneiras, A mais comum é aquela que utiliza como parâmetro os tipos de substâncias reagentes e resultantes. Temos síntese ou adição, decomposição, simples troca ou deslocamento, dupla troca ou permutação e oxirredução.
Para que duas ou mais substâncias reajam quimicamente, são necessários que se tenha contato entre os reagentes, Geralmente substâncias no estado gasoso reagem mais fácil e rapidamente do que substâncias no estado sólido, afinidade química, colisões favoráveis e atingir a energia de ativação, isto é, uma certa “tendência a reagir” reciprocamente, de modo que existem reagentes mais reativos que outros. Geralmente colocam-se reagentes sólidos para se dissolverem em água ou qualquer outro solvente.
Introdução
Reação química ocorre quando algumas substâncias sofrem modificações em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação pela qual os reagentes irão passar. Para que isso aconteça, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e reestabelecidas de outras maneiras. O critério utilizado relaciona o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas: síntese, também conhecida como reações de composição ou de adição, neste tipo, duas ou mais substâncias formam um só produto. O outro tipo é chamado de decomposição, no qual, determinado composto, por ação espontânea se instável e não espontânea se estável, ao se desfragmentar quimicamente, dá origem a pelo menos dois produtos diferentes, se a decomposição requer uma fonte de calor, a mesma recebe o nome de decomposição térmica. A simples troca é a reação quando uma substância simples reage com uma substância composta, produzido assim, uma nova substância simples e outra substância composta. As Reações de dupla troca ocorrem entre dois reagentes compostos originando dois