Administração
ESTEADEB
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA
VALDENEIR VIEIRA DA SILVA
VALDIJANIO VIEIRA DA SILVA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GARANHUNS/2012 VALDENEIR VIEIRA DA SILVA
VALDIJANIO VIEIRA DA SILVA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção do título Curso Livre em Teologia pela Escola de Teologia das Assembléias de Deus no Brasil – ESTEADEB.
ORIENTADOR: PROFESSOR ALESSANDRO BARRETO
GARANHUNS/2011
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim "ad" (direção, tendência para algo) e "minister" (subordinação ou obediência), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Sendo utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (Administração pública). Outro sentido da palavra refere-se à administração (ou seja, à oferta) de sacramentos, de justiça, medicamentos, etc. Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais. Em Contabilidade, por exemplo, podem ser observados dois tipos de gestores: aqueles que observam os preceitos científicos da matéria ou interferem ao fim do sistema (output), e aqueles que interferem em qualquer fase do sistema (input, processamento, output). Isto significa que tais processos são efetivados pelo poder de liderança enfocado por cada um.
É importante ressaltar que administração não se resume à administração de empresa, sendo pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúna, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas a instituições com fins lucrativos ou não. Ela precisa ser aplicada aos sindicatos, às igrejas, às universidades, aos clubes,