Reações Químicas
São processos através dos quais substâncias são transformadas em outras através do rearranjo de seus átomos. O estado inicial é representado pelos reagentes e o final pelos produtos. A representação gráfica de uma reação através das fórmulas das substâncias participantes é chamada de equação química. Quando materiais com determinada afinidade química entram em contato é provável que ocorra uma reação. Algumas acontecem somente sob determinadas circunstâncias (aquecimento, presença ou ausência de luz ou eletricidade etc.) algumas são acompanhadas de indicações externas (mudança de cor, desprendimento de gás, formação de diferentes tipos de precipitado, calor ou luz, cheiro, aquecimento ou resfriamento etc.). Uma reação química pode ser representada por meio de uma equação química geral ou quando envolver íons através de uma equação iônica. Um aspecto importante é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da mesma, logo toda equação química deve ser balanceada. Por isso que estudos experimentais levaram os cientistas a concluir que as reações químicas devem obedecer a certas leis: as ponderais que tratam das relações entre as massas de reagentes e produtos que participam de uma reação e as volumétricas que tratam das relações entre volumes de gases que reagem e são formados numa reação.
Estas podem ser classificadas:
Quanto ao calor envolvido:
1. Reações exotérmicas: São aquelas que liberam calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará quente.
2. Reações endotérmicas: São aquelas que absorvem calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará frio.
Quanto à velocidade da reação:
1. Reações rápidas: Duram segundos, quanto mais rapidamente às moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem.
2. Reações lentas: Duram minutos e algumas vezes usam-se fatores externos para acelerá-las.
Quanto à reversibilidade:
1.