Reações Químicas
Reação Química é uma mudança da matéria que ocorre a quebra de uma ou mais ligações químicas.
Para ocorrer à quebra de colisões, fazendo assim que a reação ocorra, é necessário que ocorra choques eficazes, o modelo que explica corretamente a ocorrência de uma reação é a teoria das colisões, que afirma que quanto maior o numero das colisões maior probabilidade de sucesso de reação e maior velocidade no processo.
Nem todas as colisões são eficazes, para serem eficazes é necessária geometria favorável, no momento da colisão, e a energia de ativação que é formada a partir desses choques entre as moléculas.
A energia de ativação é o valor mínimo de energia que as moléculas de reagentes devem possuir para que uma colisão entre elas seja eficaz. E quanto maior for essa energia de ativação, mais lenta será a reação.
Cada reação possui um valor característico de energia de ativação. Esse valor não depende da temperatura, nem da concentração dos reagentes.
Diversos fatores alteram a velocidade da reação entre eles temos a temperatura, concentração dos reagentes, superfície de contato, catalisador, inibidores.
A temperatura está ligada a agitação de moléculas, quando se eleva a temperatura, provoca um aumento da energia cinética das moléculas fazendo elas se chocarem mais, aumentando a energia para a reação. Resumindo quanto maior a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
A concentração altera pela quantidade de soluto e solvente, que quanto maior a concentração dos reagentes maior será o choques entre as moléculas, fazendo a reação ser mais rápida.
A superfície de contato interfere, pois quanto maior for à área de contato maior o número de moléculas reagindo e colidindo entre si, aumentando a velocidade da reação.
O catalisador não participa da reação ele é utilizado para diminui a energia de ativação para aumenta a velocidade da reação, formando assim a catálise, que pode ser o homogênea ou heterogênea.
Os inibidores tem a função oposta a do