Reações químicas
Química Geral II
Reações Químicas
2014
1. Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo, explicar o que são reações químicas e qual a sua importância, descrevendo suas principais reações: reações de síntese, reações de decomposição, reações de simples troca, reações de dupla troca, reações ácido-base, reações de precipitação, reações de oxirredução e reações com desprendimento de gás. Exemplificando-as e descrevendo suas principais características, aplicações, como são representadas e as leis que as descrevem.
2. Introdução
As reações químicas são transformações em que ocorre rompimento de ligações químicas, com um novo arranjo entre os átomos e com a formação de novas ligações químicas, produzindo outras novas substâncias. Essas reações são fundamentais para a manutenção da própria vida, através delas os seres vivos obtém energia para as suas atividades e fabricam novas substâncias para o crescimento. Apesar de muitas ás vezes não ser notado, as reações químicas está sempre presente no nosso dia-a-dia: nos alimentos, no vestuário, nos edifícios, nos medicamentos, e até mesmo no funcionamento do nosso organismo. O corpo humano é um “laboratório” em que ocorrem, durante todo o tempo, fenômenos químicos como: a respiração, ao qual respiramos oxigênio e soltamos gás carbônico; as transformações dos alimentos no estômago, nos intestinos, auxiliadas por “produtos químicos” específicos existentes no suco gástrico, na bile (do fígado); a recombinação dos alimentos para a manutenção de nossos ossos, tecidos, órgãos; entre outras várias transformações.
Há cerca de 500 mil anos ocorreu uma das maiores descobertas da humanidade: o fogo. Foi a primeira reação que a espécie humana aprendeu a controlar e representou um impulso para nossa evolução e sobrevivência. A primeira fogueira acesa mudou toda a história humana. A fogueira representa uma transformação