Colóides
Curso: Farmácia
COLÓIDES
Lauro de Freitas – BA
2009
União Metropolitana de Educação e Cultura
Curso: Farmácia
COLÓIDES
Lauro de Freitas – BA
2009
Colóides são dispersões heterogêneas que apresentam propriedades intermediárias entre misturas e soluções. São formadas de pelo menos duas fases diferentes, com matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás), denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua, denominada meio de dispersão ou dispergente. São amplamente utilizados na cosmetologia e farmacêutica.
As dispersões coloidais diferem das soluções verdadeiras por conta da dimensão das partículas da fase dispersa, pois pelo menos um dos componentes da mistura apresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanômetros. As partículas dispersas podem ter tamanhos diferentes e por isso a maioria de sistemas coloidais são denominados polidispersos.
As interações entre partículas coloidais governam as propriedades dos colóides e dependem da distância de separação e da quantidade de partículas dispersas. Tais interações incluem as coulombianas de repulsão eletrostática, as de atração de van der Waals, as de repulsão estérica e as de solvatação. Forças hidrodinâmicas também atuam no sistema.
É frequente as partículas coloidais terem cargas elétricas, o que estabiliza a dispersão, pois as cargas, sendo de mesmo sinal, evitam que as partículas se agrupem.
A tendência à não separação dos colóides em estado fluido se dá por conta das colisões sofridas pelas partículas dispersas em detrimento do movimento constante das moléculas do dispergente. Quando eventualmente acontece uma separação, as partículas dispersas crescem com o passar do tempo, tornando-se demasiado pesadas.
Existem colóides estáveis por muitos anos, enquanto em outros, as fases constituintes separam-se em pouco