Reações Químicas
TATIZA NAYARA AFONSO
CUIABÁ/MT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 Reações de substituição em Alcanos 4
2.2 Reações de substituição em Aromáticos 4
2.3 Reação de Oxidação de Álcool 4
2.4 Reação de Esterificação 5
3. CONSIDERACOES FINAIS 6
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo explicar sobre Reação Química que são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros.
Por meio deste trabalho também falarei sobre reações de substituição em alcanos que também são conhecidos como parafinas, pois são pouco reativos e as reações de substituição em aromáticos que envolvem a entrada de um grupo junto com a saída de um dos hidrogênios do composto aromático, reação de oxidação em álcool. Também será citada a reação de oxidação em álcool que podem sofrer oxidação quando expostos a algum agente oxidante e reação de esterificação como o próprio nome indica, uma reação de esterificação é aquela em que se forma um éster.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Reações de substituição em Alcanos
Os alcanos também são conhecidos como parafinas, pois são pouco reativos. O hidrogênio que sofre substituição está ligado ao carbono terciário, e o mais dificilmente substituível está ligado ao carbono primário. Formando a ordem decrescente de facilidade de substituição do H: C terciário > C secundário > C primário.
2.2 Reações de substituição em Aromáticos
As reações de substituição em aromáticos envolvem a entrada de um grupo junto com a saída de um dos