Computação em Nuvem Cloud Computing
INTRODUÇÃO
CLOUD COMPUTING: TRANSFORMANDO O MUNDO DA T.I.
POR QUE UMA NUVEM?
UM POUCO DA HISTÓRIA DA CLOUD COMPUTING
NUVENS PÚBLICAS
VANTAGENS
DESVANTAGENS
NO BRASIL
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
APRESENTAÇÃO
Neste trabalho iremos abordar o tema: Computação em Nuvem. Também chamado cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
CLOUD COMPUTING: TRANSFORMANDO O MUNDO DA T.I.
A Computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O modelo de computação em nuvem já se consolida como tendência para os usuários. Segundo a consultoria Gartner Research, o armazenamento web irá substituir o computador pessoal ainda este ano. Isso significa que, mais do que um disco rígido gigante, a prioridade será o acesso rápido a arquivos pessoais por diversas plataformas, mesmo longe do seu PC pessoal. Uma solução que dá total controle do usuário aos seus arquivos na nuvem é a compra de um Storage (Network Attached Storage – NAS), dispositivo que atua como servidor privado e centraliza seus dados em uma nuvem particular. Assim, é possível acessar seus arquivos de qualquer gadget autorizado com praticidade e segurança.
Grandes empresas armazenam os dados de seus clientes em servidores compartilhados por milhares de pessoas. Apesar de cada um deles possuir sua própria conta, ainda é cedo para medir os riscos. Arquivos importantes podem ficar vulneráveis a qualquer instante, e correm o risco de caírem nas mãos de empresas indesejadas ou até mesmo de governos, como ocorre nos supostos casos de espionagem.
É claro que ainda há muita