Reações quimicas
As Leis Ponderais das Reações Químicas são um conjunto de postulados que regem a lógica das reações químicas, relacionando a massa dos produtos e reagentes e também fazendo menção à quantidade de matéria dos mesmos.
Iremos nos ater à Lei da Conservação das Massas ou conservação das matérias, postulada por Lavoisier no final do século
XVIII, a qual relata que a massa é sempre conservada em qualquer reação química. Citando também, brevemente, a Lei das proporções múltiplas, postulada por Dalton em 1804 e a Lei das proporções constantes, postulada por Proust, uma vez que estas são importantes para a compreensão das reações químicas.
Enfim, todas essas leis regem as reações químicas e suas relações quantitativas e, ao mesmo tempo, serviram de evidência para a afirmação da existência do átomo..
A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier.
De acordo com essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra. Tudo se realiza com a matéria que é proveniente do próprio planeta, apenas havendo a retirada de material do solo, do ar ou da água, o transporte e a utilização desse material para a elaboração do insumo desejado, sua utilização para a população e, por fim, a disposição, na Terra, em outra forma, podendo muitas vezes ser reutilizado.
A lei da conservação da massa explica um dos grandes problemas com o qual nos defrontamos