Atividade modular
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LETRAS
CURSO DE FILOSOFIA
DONATA APARECIDA PEGORIN
ATIVIDADE MODULAR 2
PESQUISA EM FILOSOFIA ANTIGA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
DONATA APARECIDA PEGORIN
PESQUISA EM FILOSOFIA ANTIGA – O BANQUETE DEFINIÇÃO FILOSÓFICA DO AMOR
Entrega de Atividade Modular 2
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011
Sócrates, de forma teatral, dando um aparente valor exagerado à forma de discursar o amor dos outros convidados, se diz incapaz de discursa-lo de tal forma, após ter ficado por ultimo, e se confessa perdedor fácil diante de tão eloquente discurso, afirmando estar até envergonhado. E resolve partir para a sua casual maneira de retrata-lo, da forma mais fiel possível e mais bela e sem tantos louvores e elogios sem veracidade alguma. Confessou não saber discursar de tal forma e resolveu então, conversar da forma que sempre costumava fazer, mais questionadora, discursando com suas questões para entendê-lo melhor, fazendo então algumas perguntas:
O amor é amor de algo ou não?
E aquilo que ele ama ele deseja?
E queremos aquilo que já temos ou aquilo que não temos?
Se o amor é o amor do que é belo, certamente é porque não é belo, é porque ele é carente de beleza. Então o amor é feio?
Estava feita a cilada do significado do amor nas questões Filosóficas de Sócrates. Eis então que, com grande sabedoria, lembra-se e utiliza mediante de uma bancada de homens, onde as mulheres jamais eram citadas, e cita um discurso de uma sabia Sacerdotisa estrangeira, a qual denominou (Diotima), que havia conhecido e o teria questionado com uma critica ao seu discurso. Um momento importante onde Sócrates cita a mulher como sabia. E, quero aqui, fazer uma consideração minha a respeito do fato: A sensibilidade de Sócrates neste momento foi tamanha e maravilhosa. Pois os amor, dentro de sua magnitude da busca do bom e do belo, merece ser detalhado por uma mulher.
Retomando ao