Reações Quimicas
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atômica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2 (anteriormente chamada IIA), sólido nas condições ambientais.
É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre, onde constitui cerca de 2% da sua massa, e o nono no universo conhecido, no seu todo. Esta abundância do magnésio está relacionada com o fato de se formar facilmente através da adição sequencial de três núcleos de hélio ao carbono (que é, por sua vez, feito de três núcleos de hélio). A alta solubilidade dos íons de magnésio na água assegura-lhe a posição como terceiro elemento mais abundante na água do mar.
É empregado principalmente como elemento de liga com o alumínio. Outros usos incluem flashes fotográficos pirotecnia e bombas incendiárias.
O magnésio foi descoberto em 1755 pelo escocês Joseph Black
MATERIAL
Bico de Bunsen
Pinça de madeira
Magnésio Metálico
OBJETIVO
Observar a reação de magnésio metálico com o oxigênio após o aquecimento.
PROCEDIMENTO
Utilizando-se a pinça de madeira, a fita de magnésio foi levada até a chama do Bico de Bunsen.
RESULTADO
Observou-se que quando aquecida, a fita emite uma forte luz branca, e após o aquecimento, a fita, que tinha cor cinza metálica e era sólida e compacta, passou a apresentar uma substância em forma de pó de cor branca ao seu redor. Isso deveu-se ao fato de que, aquecido em presença do ar atmosférico, o magnésio entra em combustão, formando o óxido de magnésio (MgO).
IODO (I)
O iodo é um elemento químico de símbolo I, de número atômico 53 e de massa atômica 126,9 u. À temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado sólido. É um não metal, do grupo dos halogênios da classificação periódica dos elementos.
MATERIAL Tripé de ferro
Tela de Amianto
Iodo Solido
Espátula
Becker
Vidro de Relógio
Pissete com água
OBJETIVO
Observar o processo de