Equipamentos de Laboratório
Apropriado para reações, dissolução de substâncias, precipitações e aquecimento de líquidos. Para levá-lo ao fogo, use tripé com proteção de tela de amianto.
Proveta ou Cilindro Graduado
Mede e transfere volume de líquido. Não oferece grande precisão. Nunca deve ser aquecida.
Pipeta Volumétrica
Para medir com exatidão volumes fixos de líquidos.
Pipeta Graduada
Usada pra medir volumes variáveis de líquidos.
Balão Volumétrico
Usado para preparar e aferir soluções de volumes conhecidos.
Pisseta
Contém normalmente água, mas pode conter outros líquidos, como álcool. É usada para lavar recipientes com jatos de água.
Pipetador ou Pêra de Sucção
Utilizado para auxiliar nos procedimentos de pipetagem.
Volume em materiais volumétricos:
Os líquidos são medidos em aparelhos denominados volumétricos com aferição de determinada capacidade de volume. São utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão.
Na medida de volume de um líquido, compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. Lê-se assim o nível do líquido, baseando-se no menisco que é a superfície curva do liquido.
Alguns líquidos apresentam-se incolores, outros coloridos. Um líquido incolor ou colorido pode caracterizar uma mistura, que são denominadas soluções líquidas.
Para realizar a leitura de volume de uma solução líquida deve-se obedecer à posição do menisco, ou seja: soluções incolores por convenção a leitura se dá pela tangente do menisco inferior e para soluções coloridas pelo menisco superior. Dessa forma determina-se com precisão a leitura de volume de qualquer que seja a solução líquida.
Menisco
As análises volumétricas que utilizam os aparelhos proveta, pipeta, bureta, entre outros, necessitam de uma atenção especial na hora de definir o menisco.
A curva que se forma na superfície do líquido assume é o que chamamos de menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do mesmo.
As moléculas do líquido são atraídas pelas