reações quimicas
Reação química é um processo que transforma uma substancia em outra, portanto uma reação orgânica é uma reação química envolvendo compostos orgânicos. Devido a variedade de funções orgânicas e suas características particulares a quantidade de reações orgânicas é enorme.
Tais reações são classificadas de acordo com o tipo a que podem pertencer: substituição, adição, eliminação e oxirredução, que serão apresentadas no desenvolvimento deste trabalho. Algumas reações de substituição, adição e eliminação são também de oxirredução, mas neste trabalho somente serão tratadas como reações de oxirredução aquelas em que houver variação no NOX do carbono.
Mecanismo das reações
Todas as reações químicas envolvem quebra de ligações e formação de novas ligações. Como em todos os compostos orgânicos existem ligações covalentes (ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida), elas estão geralmente envolvidas na quebra e na formação de novas ligações em uma reação orgânica.
A quebra de uma ligação é um processo que ocorre sempre com absorção de energia e, na maioria dos casos, essa é a energia necessária para iniciar a reação (energia de ativação). A forma como a ligação cova lente quebra irá determinar o tipo de mecanismo pelo qual a reação se processará, sendo que, basicamente, existem dois tipos de mecanismos envolvidos nas reações orgânicas.
Mecanismo heterolítico: ocorre quando uma ligação covalente quebra de forma que o par de elétrons permanece com um dos fragmentos.
Esse mecanismo envolve intermediários iônicos.
Mecanismo via radicais livres: ocorre quando uma ligação covalente quebra de forma que cada fragmento fica com um elétron. Esse mecanismo também é conhecido como homolítico. Reações de substituição
São aquelas que envolvem obrigatoriamente a retirada de um grupo de