Reações em soluções aquosas
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DCB
CURSO DE BIOMEDICINA
Tiago Santos
Thássio Santos
Káriton Bronze
Thaynne Cardoso
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Reações em Soluções Aquosas
Ilhéus – BA
2013
Tiago Santos
Thássio Santos
Káriton Bronze
Thaynne Cardoso
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Reações em Soluções Aquosas
Relatório de prática apresentado como avaliação parcial da disciplina de Química Geral e Orgânica, do Curso de Biomedicina da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Docente: Evilázio da Silva Andrade.
Ilhéus – Ba
2013
INTRODUÇÃO
São inúmeras as reações químicas que acontecem a todo o momento e em todo lugar. Contudo, as reações dos sistemas vivos têm por principal meio um ambiente contendo água, ou seja, meio aquoso, onde os “elementos” reagem entre si, quando então, misturados ou quando um elemento simplesmente se dissolve.
As misturas podem ser fundamentalmente divididas em dois tipos: a mistura heterogênea que apresenta duas ou mais fases, ou seja, porções com propriedades distintas e a mistura homogênea que apresenta uma única fase, ou seja, tem as mesmas propriedades em todos os seus pontos. As misturas homogêneas são também denominadas soluções. (CANTO Tito, Expressando a Concentração de Soluções Aquosas, pag. 299).
Numa solução temos o soluto, que é a substancia em menor quantidade e o solvente que é a de maior quantidade, podendo apresentar mais de um soluto dissolvido num solvente (água) havendo ou não uma reação entre eles em meio aquoso. Nesse contexto, serão realizados procedimentos para observação e discussão de alguns dos vários fenômenos químicos em meio aquoso envolvendo tanto a dissociação dos compostos, como a associação dos elementos envolvidos na mistura, tais como reações de precipitação que consiste na formação de um composto insolúvel; neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base (Arrhenius) produzindo um sal e água; oxidação e redução,