Reações químicas em soluções aquosas
Anápolis, 06 de Março 2012
Introdução
Em nosso planeta, a diferença notável em relação aos outros do sistema solar, é a existência de água, e água em abundância. Encontra-se nele três quartos da superfície cobertos por água, além disso, a água, no estado sólido e gasoso, ocorre naturalmente.
Os organismos vivos existente na Terra, plantas e animais, possuem em sua constituição água e seus processos bioquímicos, dependem dela acentuadamente. Além do mais, a água garante a vida na terra com uma importante participação no controle do clima.
Muitos processos químicos, na natureza, ocorrem em solução aquosa. A existência da vida depende criticamente da capacidade da água dissolver uma notável quantidade de moléculas polares. A água é usada extensivamente como meio de reação, pois ela é um excelente solvente para uma grande variedade de compostos, e devida à sua participação em interações íon-dipolo, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio. A água é um excelente solvente para moléculas polares, porque ela enfraquece muito as ligações eletrostáticas e as pontes de hidrogênio, entre as moléculas, competindo por suas ligações químicas.
Objetivo
O objetivo da aula em laboratório foi observar as diversas reações químicas em soluções aquosas e estudar os métodos e princípios da análise qualitativa nessas experiências químicas em meios aquosos.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados no experimento foram:
Nove tubos de ensaio
Conta-gotas
Alguns pedaços de papel alumínio
Um prego limpo
Os reagentes em solução aquosa necessários para o experimento foram:
NaCl 0,1mol L‾ ¹
Na2SO4 0,1mol L‾ ¹
Na2CO3
KSCN 0,1mol L‾ ¹
H2SO4 3,0mol L‾ ¹
AgNO3 0,1mol L‾ ¹
CuSO4 0,1mol L‾ ¹
HCl 6,0mol L‾ ¹
CuSO4 0,1mol L‾ ¹
H2O2 a 20V
BaCl2 0,1mol L‾ ¹
NaOH 0,1mol L‾ ¹
Fe(NO3)3 0,1mol L‾ ¹
KMnO4 0,1mol L‾ ¹
FeSO4 0,5mol L‾ ¹
O