Relatorio cinética quimica
Objetivo O problema a ser resolvido nesta experiência é o da verificação da influência de diferentes fatores sobre a velocidade das reações químicas.
Introdução A cinética das reações é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. A velocidade de uma reação é a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes. O mecanismo da reação consiste na seqüência detalhada de etapas, menos complexas que a reação global que levam dos reagentes aos produtos. Uma equação global não exibe nenhuma dessas etapas, mostrando a modificação total, resultado final de todas as etapas que participam do mecanismo. Muito do que conhecemos sobre mecanismos de reações, provem do estudo da velocidade de reação a da influência de diferentes fatores sobre a mesma. O estudo das velocidades das reações químicas mostra que algumas reações se processam lentamente, enquanto outras se processam rapidamente. Por exemplo, a reação de neutralização entre um ácido e uma base é tão rápida que basta misturar os reagentes (ácido a base) para, que os produtos (sal a água) sejam imediatamente formados. Por outro lado, a oxidação do ferro (formação de ferrugem), a digestão dos alimentos, a transformação do açúcar em álcool pela fermentação, são exemplos de reações que ocorrem bem mais lentamente.
POR QUE AS REAÇÕES ENVOLVENDO MOLECULAS SÃO, NA MAIORIA DAS VEZES, MAIS LENTAS DO QUE AQUELAS ENVOLVENDO IONS?
Pela informação experimental, verifica-se que a velocidade das reações química é controlada por alguns fatores. Os fatores mais frequentemente encontrados são: temperatura, concentração dos reagentes e catalisadores. Através do estudo de muitas reações químicas, sabe-se que a velocidade de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes. Por exemplo, para a reação de precipitação do cloreto de chumbo, representada pela equação:
Pb(NO3)2(aq) + 2NaCl(aq) PbCl2(s) + 2NaNO3(aq)
Soluções mais