Condições Edafoclimaticas da Maçã
A macieira começa a produzir plenamente no 5º ano e vai até o 25º ano, quando é feita a renovação do pomar. Regiões de clima frio apresentam condições climáticas favoráveis para a produção de maçãs. É necessário, aprox. 800 horas de frio, com temperaturas inferiores a 7,2ºC, para uma safra de qualidade. s períodos de baixas temperaturas é necessário para a macieira "quebrar a dormência", para que seu ciclo vegetativo continue e possa produzir plenamente.
Regiões onde não há frio suficiente para a "quebra da dormência", há produtos que "compensam" a ausência das baixas temperaturas.
Os produtos estão disponíveis no mercado e são aplicadas com pulverizadores.
Recomenda-se para o plantio da macieira solos areno-argilosos e o argilo-argiloso, com pH 6.
A área deve ser protegida contra ventos fortes e não pode apresentar uma inclinação acentuada (menor que 20%). Uma análise do solo seria o ideal para corrigir as possíveis necessidades de elementos, tais como o potássio ou fósforo.
Preparar o terreno (até 60 cm de profundidade), 3 meses antes do plantio, aplicando-se 50% do calcário recomendado. Após é feita a aração profunda e a gradagem, introduzindo os outros 50% de calcário. Trinta a quarenta dias antes do plantio, as covas são abertas em 60 x 60 x 60 cm, para incorporação do adubo orgânico e mineral.
As covas deverão levar os seguintes adubos: a)fósforo-200 a 300 g de P2O5; b)potássio-60 g de K2O; c)bórax-20 a 30 g; d)calcário dolomítico-1 kg; e)esterco curtido de curral 20 litros ou 5 litros de esterco de galinha.
Um pomar adulto deve ser adubado dependendo do resultado das análises de laboratório (solo e diagnose foliar) e conforme as condições das plantas (porte, produtividade etc).
Os espaçamentos entre as covas são de 4 metros entre linhas e 1 a 1,5 m entre plantas na linha. Pode-se usar espaçamento de 5 m entre linhas por 2 m entre plantas, para um crescimento mais livre. A macieira propaga-se por