epidemiologia
Epidemia representa a ocorrência de um agravo acima da média (ou mediana) histórica de sua ocorrência. O agravo causador de uma epide- mia tem geralmente aparecimento súbito e se propaga por determinado período de tempo em determinada área geográfica, acometendo frequen- temente elevado número de pessoas. Quando uma epidemia atinge vários países de diferentes continentes, passa a ser denominada pandemia.
2) Diagramas de controle são uma forma eficiente de analisar dados de performance de um processo. Eles possuem muitas utilidades ,várias distribuições estatísticas podem ser utilizadas para a construção de diagramas de controle que frequentemente servirão de critério para a definição do nível endêmico de um determinado agravo, numa determinada população. Apresentamos como exemplo a construção de diagramas de controle segundo a distribuição normal.
Para construir um diagrama segundo a distribuição normal, procedemos da seguinte maneira:
a. Calculamos as incidências médias mensais referentes a anos anteriores ao que se quer analisar, abrangendo um intervalo de tempo em geral de dez anos, que apresentam comportamento regular ou cujas incidências são semelhantes entre si, não apresentando grandes flutuações.
b. Calculamos, ano a ano, o desvio padrão mensal para levarmos em conta a dispersão dos valores observados em relação à incidência média obtida.
c. Com esses valores, incidências médias mensais e respectivos desvios padrão, vamos estabelecer um intervalo de variação que será considera- do normal.
Quando se utiliza a distribuição normal, os limites do nível endêmico – com 95% de certeza –