Epidemiologia
Preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.
“Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.” (J. Last, 1995) * Freqüência: inclui taxas e riscos de doença da população. As taxas permitem comparações validas entre diferentes populações. * Determinantes: busca da causa e dos fatores que influenciam ocorrência de eventos relacionados ao processo saúde-doença; compara diferentes grupos populacionais com distintas características demográficas, genéticas, imunológicas, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim chamados fatores de risco. * Estados ou eventos relacionados à saúde: originalmente, a epidemiologia preocupava-se com epidemias de doenças infecciosas. No entanto, sua abrangência ampliou-se e, atualmente, sua área de atuação estende-se a todos os agravos à saúde. * Especificas populações: preocupa-se com a saúde coletiva de grupos que vivem numa comunidade. * Aplicação: ações dirigidas à prevenção e ao controle.
Objetivo final: melhoria das condições de saúde da população.
Hoje a epidemiologia constitui importante instrumento para a pesquisa na área da saúde, seja no campo da clínica, seja no da saúde pública.
Objetivos da epidemiologia: * identificar o agente causal ou fatores relacionados à causa dos agravos à saúde; * entender a causação dos agravos à saúde; * definir os modos de transmissão; * definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; * identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; * estabelecer os métodos e estratégias de controle dos agravos à saúde; * estabelecer medidas preventivas; * auxiliar o planejamento e desenvolvimento de serviços de saúde; * prover dados