Reações Orgânicas em Soluções Aquosas
João Lucas Anselmo Eleutério
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Solução aquosa é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, em que a água é o solvente. Muitas das reações químicas ocorrem em solução aquosa e são normalmente mostradas com o subscrito (aq). Reações em solução aquosa são importantes não apenas porque fornecem um meio de obter produtos úteis, mas também porque esses tipos de reações ocorrem na terra, nas plantas e nos animais.
As reações químicas podem ser classificadas como reações de síntese ou adição, reação de análise ou decomposição, reação de simples troca e reação de dupla troca. As reação de síntese ou adição ocorrem quando duas ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância mais complexa.
CaO + H2O → Ca(OH)2
As reações de análise ou decomposição ocorrem quando uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estruturas mais simples.
2 Cu(NO3)2 → 2 CuO + 4 NO3 + O2
As reações de simples troca ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta e “desloca” desta última uma nova substância simples.
Cu + 2 AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2 Ag
As reações de dupla troca ocorrem quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos ou radicais e dando origem a dois novos compostos.
FeS + 2 HCl → FeCl2 + H2S
As reações de dupla troca são muito importantes para a química inorgânica, por permitirem a síntese de diversos compostos, e também na química analítica porque são utilizadas para a determinação qualitativa e quantitativa de diversos cátions e ânions. As reações de dupla troca que podem ocorrer são reações de precipitação, reações de neutralização e reações com